Revista semanal Cria Ti Na Luz Vol 14




Roda Terapêutica – Obaluiaê


Uma estória contada pela Vovó Maria Conga

Porque Roda, para o nome de um trabalho dentro da Egregora Cria ti na Luz?

Na simbologia das formas, o círculo é associado ao ponto e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude. O ponto simboliza o centro e a divindade. O círculo é também sinônimo de movimento, expansão e tempo. Representa ainda o céu, o firmamento e a ordem cósmica na astrologia.

O ponto e o círculo simbolizam o início do Universo, a perfeição espiritual, a união dos elementos, a energia e a plenitude do ser completo. O círculo é também um símbolo de movimento, como a roda e as habitações de todos os povos nómadas que dispunham os seus acampamentos também em forma de círculo protetor. Representa ainda a atividade e os movimentos cíclicos dos planetas representados nos horóscopos e no Zodíaco, à volta do Sol. O círculo mágico é também utilizado nos rituais de magia e feitiçaria, segundo as lendas antigas. Muitos dos antigos e atuais adereços e joias, provavelmente descendentes dos antigos amuletos, são de forma redonda, como é o caso de brincos, braceletes, colares e anéis. Mais do que amuletos de proteção, são também considerados estabilizadores da energia e da união entre o corpo e o espírito. O círculo pode também ser considerado um sinal de expansão a partir do ponto inicial e o ponto pode ser considerado o resultado de uma contração a partir do círculo. O infinitamente grande e o infinitamente pequeno. O círculo é também uma forma de medir o tempo. O tempo circular e cíclico da tradição e da Antiguidade opõe-se ao comum e moderno conceito de tempo linear. Tanto na Babilónia, como na antiga Grécia ou nos primeiros tempos da cristandade, o círculo simbolizava a eternidade. Entre os índios da América do Norte, o tempo também era expresso em círculos, acompanhando o movimento do Sol, da Lua e dos ciclos das estações. Por está razão o nome Roda, o movimento expansivo para o auto encontro do método para curar doenças que o próprio indivíduo instala em seus 7 corpos vibracionais.


E foi no dia 21/11 que a Roda Terapêutica entrou na expansão de Obaluiaê e o que conta a Vovó, “ que desejoso de saber uma maneira de curar as doenças dos homens, Obaluaiê procurou se consultar com Ifá.

Então Ifá disse: Aguarde a próxima chuva e procure a lama no solo. Ali, tome da palha mais seca que encontrar e enterre na lama e deixe passar o tempo para a próxima chuva. Assim fez Obaluiaê, na próxima chuva, foi até o local e desenterrou a palha, e percebeu que ela não se desfez, pelo contrário em contato com a terra e a água, continuou com a sua cor, opaca e sem vida. Assim, Obaluiaê transformou todo seu corpo em palha, para esconder as feridas dos homens, e entendeu, que uma vez que o homem adoece, ele precisa ser forjado no fogo para se curar.”

Obaluaiê é o senhor da transformação. Aquele que transforma o que é resistente. Em Obaluaiê, a energia bruta exteriorizada na doença física, emocional ou mental, podemos entender este processo como o ordenamento da potência criativa da vida em uma lógica sequencial de causa e efeito a ser aplicada em todos os indivíduos. Em termos pessoais, representa os processos de aprendizado inevitável pelo qual todos devemos passar, para alcançar a compreensão das leis do universo. Assim, a pipoca possui um perfeito simbolismo com este orixá, no fogo, o que é resistente se torna maleável que é quebrado, para ceifar o que não te serve mais. A pipoca, ou seja, o homem inconsciente, é transformado pelo fogo de diversas provações, até que se transforme em uma peça útil na forma do homem consciente para si mesmo e para a comunidade.


“Atotô Obaluaê” que significa “silêncio para o grande Rei da Terra”, silencie suas queixas, silencie seus pensamentos e deixe o Rei da Terra passar.


 


Mandingas da Vovó

Pomada de Calêndula:

Indicações - feridas, queimaduras, antimicótica, embelezamento da pele.

Ingredientes: 10 colheres de vaselina sólida.

5 colheres de folhas e flores de calêndula picadas e socadas.

2 colheres de sopa de cera de abelha.

Preparo - Lavar, secar, picar e socar as plantas em um copo de madeira. Juntar com a gordura e deixar fritar em fogo baixo, mexendo com colher de pau. Quando a planta perder a cor, tirar do fogo e colocar a cera. Coar e mexer até esfriar. Não parar de mexer enquanto não adquirir consistência.

 


Limpeza no lar, na ligação com Obaluiaê


Primeiro, você precisa priorizar, se você mora sozinho, mas se você convive com outras pessoas, tem que ver se as pessoas não irão se importar com a limpeza, mas se você já faz parte da Egregora, elas certamente já se acostumaram, rs rs rs.


Porque no ambiente que é seu você faz o que você quiser, mas se existem outras pessoas lá elas podem se sentirem incomodadas com essa limpeza, ou seja, aquilo que é uma limpeza para você para outras pessoas pode incomodar.


Então mãos à obra, ou mãos para ritualizar a limpeza do Lar:


Estourar pipoca com areia de construção, se preferir, estourar pipoca de micro-onda sem sal. Depois de tudo estourado, coloque as pipocas em uma tigela, segure com as duas mãos e em pé, de frente para o leste (aonde bate o sol na sua casa pela manhã) faça a seguinte oração:


“Orixá Obaluaiê através destas pipocas vibre sobre mim e para mim, o

poder Regenerador para expansão do meu lar.

Peço a vossa presença ao meu lado e que através

deste meu lado sagrado, vós possa me elevar nos sublimes

firmamentos do equilíbrio para limpeza em meu lar.

Firmando através deste ritual a limpeza, neutralizando o que não faz parte da Luz. Salve Pai Transformador, expansivo e compassivo. Salve.”


Depois desta oração, coloque punhados de pipocas em lugares diferentes no chão de sua casa, pode colocar nos cantos, debaixo ou em cima de alguns moveis, retirar no dia seguinte e jogar no lixo.


Depois pode acender incensos, usar aromatizador se desejar.

 


Oráculo das Casas Astrológicas.


Você sabia que a Egregora Cria ti na Luz, é expansiva em formar uma ideação de muitos oráculos diferentes? E você pode aproveitar novas informações, para pontuar o que precisa transformar e transmutar em suas ações? Essa semana não teremos o Herbal Astrológico, vamos para o novo?


Pois bem, nesta revista estou apresentando um novo Oráculo, e muitos outros teremos, até o final de ano. É fácil, some a sua data de nascimento, por exemplo, a minha data é 04/10/1962, vamos somar:


4+1+0+1+9+6+2=32


O resultado tem que ser igual ou menor que 12, porque são 12 casas astrológicas.

O meu resultado deu 32, então somei novamente: 3+2=5

A minha casa a ser trabalhada é a 5ª casa, vamos então descobrir qual casa você precisa trabalhar?


E abaixo o significado das Casas:


Casa 1

Primeira casa astrológica – Início da Roda. Será que percebe o que é repetitivo na sua vida? O que te empurra sem saber para os círculos repetitivos, será uma reação, pensamentos, ideias não concretizadas, diálogos repetitivos?

Si mesmo (self). Você é o reflexo que reflete para si mesmo. Muita personalidade. Preste atenção no seu corpo físico, na sua aparência. Preste atenção como as pessoas te enxergam. Frase chave: EU SOU.

Aspectos positivos: coragem, autoridade, dinamismo, sinceridade, vitalidade, espontaneidade, determinação, iniciativa, competição e energia.

Aspectos negativos: covardia ou temeridade, autoritarismo, agitação, grosseria, cansaço, agressividade, impaciência, impulsividade, rivalidade, raiva.


Casa 2

Segunda casa astrológica – Alicerçamento. Como você anda com seus valores: morais, espirituais, filosóficos, materiais, etc. Será que você está colocando em pratica seus Dons inatos? Como se ganha e como se gasta o seu dinheiro? Situação financeira. Está trabalhando na expansão de sua energia? Vivenciar seus atributos com ervas e plantas para o seu revigoramento. Frase chave: EU TENHO.

Aspectos positivos: praticidade, senso estético, gratidão, negócios, valorização pessoal, preservação, produtividade, busca do prazer, conforto, amor prazeroso.

Aspectos negativos: resistência às mudanças, ganância, lentidão, preguiça, ciúmes, passionalidade, rancor, gula, avidez, possessividade.


Casa 3

Terceira casa astrológica – Integração no mundo. Comunicação falada e escrita. Pensamentos contraditórios, o que se fala não se é. Precisa trabalhar o racional. Mente inflexível. Inicie com pequenos movimentos de atitudes, já que não lida bem com mudanças rápidas. Aprendizado básico. Possibilidade de pequenas viagens. Dia a dia mais equilibrados. Cuide de todos os tipos de papéis, inclusive documentos. Frase chave: EU PENSO.

Aspectos positivos: juventude, comunicação, versatilidade, dualidade, adaptabilidade, sociabilidade, fraternidade, facilidade nos relacionamentos, habilidade manual e mental.

Aspectos negativos: superficialidade, falsidade, insensibilidade, duplicidade, mentiras, prolixidade, inconsequência, infidelidade, fraudes, plágios.


Casa 4

Quarta casa astrológica – Sentimento. Lar. Família de origem ou atual. Como está você vivendo com os seus? Aparar arestas mentais errôneas. Poder de cura da Ancestralidade. Hereditariedade da mãe. Passado. Trabalhar aspectos iguais de sua mãe. Vida emocional mais equilibrada. Pensar no que sente, e o que está seu alcance em mudar. Frase chave: EU SINTO.

Aspectos positivos: instinto maternal, patriotismo, sensibilidade, intuição, acolhimento, emoção, hereditariedade, proteção.

Aspectos negativos: chantagens, medos, lamúrias, inconstância, aprisionamento ao passado, retenção compulsiva, superproteção, dependência e cobrança afetiva, desequilíbrio emocional.


Casa 5

Quinta casa astrológica – Criatividade. Expressão e brilho pessoal. Amores. Romance. Namoro e noivado. Prazer. Lazer. Alegria de viver. Filhos. Lembrar que ninguém pode ser como você deseja, e muitas vezes as deficiências do outro é o olhar para o esquecimento que precisa mudar em si. Trabalhar o lado financeiro. Frase chave: EU CRIO.

Aspectos positivos: autoestima, autoridade, capacidade de amar, namoros, lazer, vocação, figura do pai, professor e ator, nobreza de caráter, prazer de viver.

Aspectos negativos: vaidade, autoritarismo, exibicionismo, infidelidade afetiva, ataques de ira, prepotência, egocentrismo, narcisismo, orgulho.


Casa 6

Sexta casa astrológica – Estar aqui agora. Saúde. Já prestou atenção nas suas dores musculares, ou dores que andam pelo físico? Se sim, olhe seus hábitos, sua Rotina. E como está o seu trabalho, o que pensa de seus serviços prestados e o retorno do dinheiro? Ambiente de trabalho. Deveres.

Frase chave: EU DISCRIMINO.

Aspectos positivos: aprimoramento, padrão de qualidade, sentido de utilidade, prestação de serviços, saúde, sistemas e métodos, perspicácia, organização, amor maduro.

Aspectos negativos: culpa pelo prazer, trabalho compulsivo, sabotagens, hipocondria, manias generalizadas, critica impiedosa, preocupações, sentimento de exploração, frieza, ceticismo.


Casa 7

Sétima casa astrológica – O(s) outro(s). O mundo externo. O cônjuge. O sócio. As parcerias e os contratos. Relacionamentos de modo geral. Como está o seu amor para com você mesmo. Se Ama? Frase chave: EU ME RELACIONO.

Aspectos positivos: etiquetas sociais, sociabilidade, sentido estético, diplomacia, respeito mútuo, companheirismo, padrões éticos, justiça, elegância.

Aspectos negativos: bajulação, indecisão, casamentos de aparência, vaidade excessiva, separações, guerras conjugais, mau gosto, imagem social desfocada, injustiças.


Casa 8

Oitava casa astrológica – Desprendimento. Já pensou no que tem que liberar, soltar de sua vida? Transmutação. Tudo depende do que pensa há muito tempo, que tal ceifar? Regeneração e renascimento. A sua sombra. Os valores do outro. Dívidas. Sexo e impulsos sexuais. Chacra básico sem prazer, trabalhar outras formas de prazer. A qualidade do sono.

Frase chave: EU ME TRANSFORMO.

Aspectos positivos: magnetismo, misticismo, amor, paixão, generosidade, poder da fé, liderança, perspicácia, desprendimento, estratégias, negócios associativos.

Aspectos negativos: rancor, vingança, agressividade, manipulação, ciúme, abuso da fé, maquiavelismo, obsessão material, aberrações sexuais, crueldade.

Casa 9

Nona casa astrológica – Integração com o espírito. Aspirações e idealismo. Fé, religiosidade. O mestre. Mente Ilusória. Trabalhar com etapas e concretizações. Procrastinação. Voltar a sonhar. Estudos, faculdade, pós-graduação, mestrado, concursos e vestibulares. Grandes viagens, viagens ao exterior. Ligações com o estrangeiro. Frase chave: EU ASPIRO.

Aspectos positivos: jovialidade, otimismo, espírito esportivo, pai patriarca, espírito gregário, entusiasmo, religiosidade, gosto por viagens, sabedoria, idealismo.

Aspectos negativos: exageros, vaidade, moralismo, fanatismo religioso, deboche, gula, falsos gurus, pseudogenerosidade, viajante compulsivo, infidelidade.


Casa 10

Décima casa astrológica – Poder. Metas. Direcionamento de vida. Profissão. Status. Abrangência social. Autoridade exercida. Trabalhar figuras de autoridade. Para chegar no pico da montanha, é necessário iniciar essa jornada. Trabalhar a imagem que os outros têm de si. O ponto mais alto que se pode alcançar na vida. Realizações. Frase chave: EU ME PROJETO.

Aspectos positivos: honestidade, reconhecimento, responsabilidade, maturidade, bom humor, sentido do tempo e de limites, priorização, elegância, profissionalismo.

Aspectos negativos: frieza, depressão, limitações, avareza, ambição, pessimismo, cobranças, bajulações, frustrações.


Casa 11

Décima primeira casa astrológica – Dar. Capacidade de ter e fazer amigos. Amigos. Grupos. Diversões. Projetos. Projetos para o futuro. Idealismo e altruísmo. Fraternidade. Vida social. Interesses humanitários. Cessar o olhar do próprio umbigo. Frase chave: EU PARTICIPO.

Aspectos positivos: liberdade, esperança, criatividade, originalidade, humanitarismo, solidariedade, amor amigo, ajudas e proteções, independência.

Aspectos negativos: contestação, agressividade, rebeldia, nervosismo, inimizade, autoritarismo, insubmissão, excentricidade, radicalismo.


Casa 12

Décima segunda casa astrológica – Fim da Roda. Início ou repetição das lições. Bem aventurança ou Desventurado. Subconsciente. Isolamento e solidão. Medos e preocupações. Misticismo, ligação com o mundo espiritual e espiritualidade. Aprendizado emocional profundo. Frase chave: EU ME ISOLO.

Aspectos positivos: empatia, compaixão, charme e sedução, vocação, humildade, amor devocional, espiritualidade, inspiração.

Aspectos negativos: mentiras, desilusões, egoísmo, sabotagens, vícios, síndrome de vítima, solidão, dependência afetiva, sacrifícios.



1.294 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo