Mandigas da Vovó Maria Conga | Revista semanal Cria Ti Na Luz: Vol 1




CRONOGRAMA DAS AULAS.

Curso Reino Vegetal 1 e 2.0 | Turma do curso Avatar

Dia 28 de Agosto às 8:30 horário de Brasilia.

Tema: Símbolo de Xangô na Linha dos Baianos


Curso Reino Vegetal 3.0 | Turma do curso Avatar

Dia 28 de Agosto às 10:30 horário de Brasilia.

Tema: Tintura Mãe


Curso Soulunar 2.0

Dia 28 de Agosto ás 15:30 horário de Brasilia

Dia 29 de Agosto às 10:00 horário de Brasilia


Plataforma Mente Criativa com Exu Tranca Rua

Dia 29 de Agosto ás 7:00 horário de Brasilia




Herbal Astrológico


Introdução:

Na origem primordial das coisas, os filósofos concebiam os 4 elementos, e como atuação Universal cada indivíduo é formado pela ação de três grandes series de forças: uma provém do céu empírico, outras chegam do céu zodiacal e as últimas dos planetas ao qual a respectiva criatura pertence e se movimenta.


Antes de ampliar a ideia do Herbal Astrológico, convém exemplificar os princípios em ação que existem no reino que nos ocupa, de modo que nos seja possível conhecer com simplicidade seu complicado funcionamento.


Sob o ponto de vista de sua constituição, reconheceremos no Reino Vegetal cinco princípios:


1- Uma matéria, formada por água vegetativa.

2- Uma alma, formada por ar sensitivo, ou cíclico. Troca de gás carbônico para oxigênio.

3- Uma forma, composta do molde solar.

4- Uma matriz, ou terra intelectiva.

5- Uma essência universal e primitiva, formada pelos quatro elementos, que determina as quatro fases do movimento: semente, tronco, galhos e folhas.

O homem como difere do reino vegetal, por sua capacidade de emanar e expandir o fogo interior, pode adquirir muita ajuda com o contato inteligente e divino com todo reino vegetal.


Os 4 elementos no seu corpo, por exemplo:

Se você for muito fogo, excitação e impulso, pouca pratica e desconsidera a si mesmo.

Se tem muito fogo e ao mesmo tempo ar, fala demais, se expressa em demasia, o ar da ideias para fogo agir, mas fogo tem impaciência com intelectualidade e sistema nervoso frágil do ar.


Fogo e água, fogo não aguenta sentimentalismo da agua, mas é assim que o indivíduo se expressa, buscando compreender, mas nada compreende.


Fogo e terra, fogo ressente a lentidão e o peso da terra, são pessoas que queimam suas tarefas, etapas, procrastinação.


Ar demais, muita conversa e pouca pratica.

Ar e água, ar não aguenta as carências e as emoções da agua, são pessoas como dizem a Vovó, são “aguinhas”. Perdidas emocionalmente.


Ar e terra, ar sente o peso e é cobrado pela terra, são pessoas que se sentem responsáveis por tudo, difícil de se renovarem, perfeccionistas.

Terra demais, muito materialista e inerte.


Terra e água, partilham de desejo de aquisição e proteção, terra é receptáculo para a agua, muita emoção, enquanto que a água, com suas emoções, impede a produtividade da terra.

Agua demais, excesso de emoção e irrealidade.


Com o Herbal Astrológico você irá trabalhar na semana seus aspectos positivos, identificando a partir das características do seu signo a expansão da erva que decidir tratar com o seu uso intuitivo, lembrando que você é professor de si mesmo. Você saberá como usar a erva identificada na semana através de banhos, colocar no travesseiro, na sola dos pés, na cama, usar na limpeza da casa, colocar como arranjo vegetal ou floral na casa, enfim use e abuse da sua intuição, menos usar via oral.


Vamos lá:


Semana do dia 27/8 a 2/9.


Aries, simboliza o nascimento, o início, o despertar, o primeiro passo, a semente abrindo o seu caminho no solo de qualquer jeito para conseguir despontar e ter seu lugar ao sol. O impulso direto ao combate, se preciso usando a força, a audácia ou entusiasmo para ir em frente. A iniciativa, a compulsão para agir, ainda que seja para provar-se. Aries é Ser, o indivíduo em busca de sua auto afirmação. O Eu. É Marte. Se preocupe esta semana em escutar, não queira se expor, principalmente, desejar ter razão em relação ao outro, é um período propicio a colocar seus pensamentos em ordem, sem pré julga-los, é um momento para não se colocar contra o mundo e nem contra você mesmo. Ervas da semana: arruda, espada de São Jorge, lavanda, erva doce, folha da bananeira, capim limão, veloz, folha da laranjeira e folha do abacateiro.

Touro, é a semente nascida de Áries, já despontou e só precisa ficar firmemente plantada no solo para crescer e dar flores e frutos um dia. Daí, a necessidade de ter uma base segura, possuir, reter e conservar aquilo que conseguiu e acumular mais força. O instinto aquisitivo, o interesse pelos valores e recursos pessoais e pelo resultado concreto e prático de uma coisa qualquer. Para ter a base é preciso tenacidade e persistência. Touro é TER, o indivíduo em busca da sua estabilidade. EU TENHO. É Vênus. Nesta semana preste atenção, como cai nas mesmas ciladas em relação ao outro, observe que baixa a sua frequência sempre pelo mesmo motivo, já pensou em averiguar essa questão e se preservar da mesma lição que outro traz para ti? Ervas das semana: boldo do chile, folhas de maracujá, alecrim, hortelã, rosas brancas e orquídea branca.


Gêmeos, é a necessidade de conectar coisas, ideias, pessoas, fatos, formar laços. Gêmeos é CONHECER. O indivíduo a procura da sua intelectualidade. EU CONHEÇO. É Mercúrio. Nesta semana, está livre das suas obrigações, mas a mente não quer despertar para a tranquilidade, sabe aquela mente que não se dá o direito de relaxar, menos é mais. Se de o direito de relaxar, e deixe que a espiritualidade transmute o peso que sente das obrigações. Ervas da Semana: Comigo ninguém pode, sálvia, alfavaca, cana do brejo, erva de Santa Maria, manjericão, verbena, alecrim, manjerona, hortelã, cipó de caboclo, umbaúba, angico.


Câncer, é o emocional, sensível e perceptivo. A ligação com o lar ou a familia é muito grande. Afinal os frutos precisam de uma árvore. O sentimento está acima de tudo, tem uma vida emocional dupla: a profundidade e reserva interior, que lhe torna capaz de ouvir todos os segredos dos outros, mas conta os seus. Câncer é SENTIR, EU SINTO. É a Lua. Será uma semana de muita tranquilidade, mas o peso que está sentido de estar sozinho, de fazer tudo sozinho, mesmo que tenha muitas pessoas ao seu redor, tem dificuldade de delegar, será que não está na hora de confiar no outro, mesmo que não seja do seu jeito que executa? A sua vida andará esta semana mesmo que não coloque muita atenção, então porque tanta preocupação? Ervas da semana: flor de macela, algodoeiro, anis estrelado, jasmim, louro, noz moscada, losna, angélica, sândalo, erva de Santa Luzia, mil folhas, imburana.


Leão, o fruto maduro e quase pronto para a colheita que se fará no próximo signo. Leão tem consciência de si, é certo da sua personalidade. Vai se apresentar ao mundo de forma dramática, firme ou arrogante para ganhar reconhecimento social, para conquistar o lugar que acha merecer. Luta para ser o centro de atenções, sente-se como líder ou autoridade. Tem sua dignidade e o seu orgulho, não pode ser comparado a qualquer um, está ai para ser admirado e aplaudido. Leão é EU CRIO. É o Sol. Nesta semana o lema será, etapa vencida, prosperidade em dobro, etapa vencida, liberdade emocional, etapa vencida auto reconhecimento, será uma semana do artista universal se revelar, mas como todo artista precisa de alguém para ver a sua obra, é o momento de concretizar nesta semana a finalização para as obras serem vistas pelo mundo. Ervas: guaco, alcaçuz, alecrim, alfazema, aquiléia (mil folhas), mirra, boldo, girassol, hortelã, incenso, levante, manjericão, manjerona.


Virgem é aquele que analisa, cataloga, separa, discrimina, vê os detalhes e defeitos, aponta o erro, critica. Ele vem colocar ordem onde houver caos. E está pronto para servir, porque só o trabalho engradece. Virgem EU DISCRIMINO, porque deseja uma realidade perfeita. É Mercúrio. Nesta semana é preciso se olhar para que também veja o outro, o que você deseja para si, também desejará para o outro, a frase correta para Virgem é: o que eu não quero que façam comigo, não faço com os outros. Ervas: rosas vermelhas, folha de goiabeira, folha da amoreira, lírio da paz, alface, hortelã, picão branco ou roxo.


Libra, para libra a importância está nos relacionamentos, na troca entre as pessoas, é a comunidade, o viver juntos, conviver intelectual e socialmente, o que interessa é o papel social, os valores aprovados pela sociedade, querer agradar e harmonizar. O relacionamento é uma coisa séria, ter uma relação ideal, feliz, harmoniosa é quase uma questão de vida e morte. É Vênus. Será um semana de muita transmutação, confiar no presente, e se abrir para novos, muitas vezes voltar no passado e dar força para processos que se repetem no financeiro, idealize novos rumos, para criar novos horizontes. Ervas: Artemísia, cravo da índia, canela, louro e sândalo.


Escorpião, não é o enfoque da sociedade, mas estar junto com emoção e profundidade. O relacionamento é forte, dramático, intenso, vital e inescapável. A necessidade de penetrar profundamente no ser humano, e daí a sua relação com o sexo e orgasmo. Sexo como construtor de uma civilização, já que o signo é social. É Marte e Plutão. Período propicio ao dinheiro, matéria, estrutura, alicerce, perceba como pode adquirir novas formas de poupar ou lidar com o dinheiro, estará na frequência de Exú, aquele que guarda seus caminhos para que possa caminhar mais protegido e estruturado. Ervas: Arruda, espada de São Jorge e guiné.


Sagitário, é o pensamento em comum. O começo da relação com o exterior, a saída do seu ambiente para conhecer ou ver o que há mais longe. Sagitário não se contenta com pouco, ao mesmo tempo que procura alguma coisa no infinito, também quer muita coisa, quer a grandiosidade e olha para o alto como se já estivesse lá. Quando chega não há mais interesse, é preciso descobrir outro alvo. Por isso é difícil prender-se aos laços familiares e as obrigações domesticas, é preciso ter liberdade para se aventurar. É Júpiter. Período forte para grandes emoções nos relacionamentos, tente se priorizar para que nesta semana tenha força de poder ir aonde almeja chegar na outra semana, crie mais tempo com você mesmo, para centrar em afazeres de organização do lar, projetos, estudos e porque não, sonhar alto. Crie laços forte com você sozinho. Uma semana de estar bem consigo mesmo. Ervas: Rosa Branca, rosa amarela ou rosa vermelha.


Capricórnio, a natureza luta para preservar a vida, da mesma forma, a pessoa de capricórnio é aquele que deseja se preservar para não sentir a dor do mundo.

Capricórnio é socialmente orientado, o mundo define o que é certo, importante e aceitável e o indivíduo segue essas regras. É a ordem estabelecida, o que é real, a pratica e não a teoria. É Saturno. Momento de muitas indecisões, não é momento de agir, e nem pensar o que fazer, já vive em uma escassez de energia, semana de limpeza e auto cuidado. Ervas: arruda, guiné, salvia, espada de São Jorge, peregum, bromélia e vasos de cactos no banheiro.


Aquário, dispensa as aparências externas. Toma atitude impessoal, vê as coisas e pessoas objetivamente, sem considerações sentimentais. É a alta forma de pensamento. Como se até a alma fosse investigada e analisada para eliminar o que não serve. É também a crise, de crise da humanidade. É necessário destruir-se para colocar-se numa posição mais universal. É Saturno e Urano. Semana de muita retaliação, não entre choque com as pessoas, não tente impor o que não consegue vivenciar, preste atenção no seu telhado que também é de vidro. Ervas: valeriana, erva cidreira, calêndula, eucalipto, malva e folhas do abacateiro.


Peixes, um visionário, um futurista, mas também impressionável e influenciável. Tanto sucumbe as tentações como seduz e desencaminha os outros de alguma forma sutil. É um curador ou um conselheiro, pela sua compaixão. É um viciado ou um psicótico, pela sua passividade. É Lua e Netuno. Uma semana para trabalhar a compaixão, olhar para o seu passado e trazer lembranças que possam fazer que reconheça o seu momento, semana da gratidão. Ervas: alecrim, hortelã, poejo, manjericão, folhas de limão e camomila.




Você sabia?

Nesta semana iremos falar do poder da oração, aliás foi o motivo que idealizei o projeto: Ebook Orações dos Vovôs e Vovós da nossa Umbanda.


Você imagine eu Márcia Moraes rezando, mas foi assim que me apaixonei pelo poder da oração, que é um ato que percorre a humanidade a muito tempo.

Especialistas e religiosos falam sobre os benefícios da boa conversa com Deus e seus Enviados aqui para a Terra.


Conversa, pedido, agradecimento, manifestação de fé, ato de louvor ou adoração diante do que é transcendente ou divino. A oração é um ato humano de encontro ao sagrado. E foi assim, que inicie as canalizações para esse E-book que poderá encontrar em meu site.


A princípio eu achei que era a Vovó Maria Conga que estava próxima de mim, porque eu sentia um cheiro muito forte de cachimbo, mas logo pensei, a Vovó a muito tempo parou de usar esse sinal.


E vinham palavras em meu metal, como já estou experiente em liberar e aceitar a ligação com a espiritualidade, me entreguei a escrever por dias, até que senti que não eram para mim e no final veio o título: Orações dos Vovôs e Vovós da nossa Umbanda.